Aproximamo-nos a passos largos para o final da época de Trail e Ultra Trail Running. Isto, se entendermos como final da época, o fim do calendário da Associação de Trail Running de Portugal!
No próximo fim-desemana decorre mais uma prova de referência a nível nacional, o AxTrail, onde se insere o UTAX 112km (Ultra Trail Aldeias de Xisto), TSL 50km (Trail Serra da Lousã), Trail do Xisto 26km, Mini Trail do Xisto 12km, Axtrail Kids e Axtrail da Inclusão.

Esta prova que decorre, como é óbvio, na Serra da Lousã, sendo que o início da prova, este ano, se mudou de malas e bagagens para Miranda do Corvo.

São várias as distâncias e muitos os metros de desnível e este é um cenário que, naturalmente, atrai muitos atletas nacionais sendo que, mais uma vez, os melhores vão estar presentes com o intuito de dar o seu melhor. Estas provas vão estar carregadas de emoção pois alguns dos principais candidatos à vitória podem carimbar, este dia 17, o seu passaporte para Selecção Nacional!

Fomos perceber quais os prognósticos e, desta vez, os eleitos foram:
José Carlos Alcobia que, para além de ser atleta e estar habituado a conviver de perto com os atletas, é o principal responsável e “presidente” pela equipa Viana Trail, uma das equipas de maior sucesso no panorama nacional e que coloca nestas provas sérios candidatos à vitória.

Eduardo Merino, também ele responsável pelo projecto que é a equipa de Trail e Ultra Trail Dr. Merino/Nutrifit, uma equipa que apenas se iniciou este ano mas que já arrecadou muitos pódios. Para além de responsável e atleta de trail, o Dr. Eduardo Merino é conhecido por trabalhar com alguns dos melhores atletas nacionais no que toca a desporto, neste caso o Trail.

Para o UTAX 112km, a equipa do Viana Trail aparece com dois fortes candidatos: Ricardo Silva (recentemente sagrado Campeão do Circuito Nacional de Ultra Trail) e Jèrôme Rodrigues, dulpa que, embora um pouco desgastada, vem certamente com a moral em alta depois das vitórias dentro e fora de Portugal. A estes dois juntam-se ainda outros elementos de peso pertencentes a esta equipa e que certamente vão fazer de tudo para brilhar.

Temos a ParedesAventura muito bem representada pelo Bruno Coelho, atleta que se encontra em muito boa posição pois lidera o circuito de endurance e já demostrou que se vem a preparar há já algum tempo para esta batalha!

Até ao momento não aparece na lista de inscritos o atleta Nuno Silva, mas é certo que se o Nuno se apresentar na linha de partida será também ele um forte candidato à vitória, tal como o fez na Serra DArga e DUT. Aqui as contas são interessantes pois, caso o Nuno Silva fosse o primeiro a cruzar a meta, teria ainda de esperar que o Bruno Coelho não terminasse em segundo!

Não nos podemos esquecer do Leonardo Diogo e Cláudio Quelhas, dois atletas extremamente regulares que podem fazer a diferença. Rui Luz, Pedro Rodrigues e Miguel Martins do NAST podem também criar alguma agitação na frente da corrida.

Importa referir que o espanhol Salvador Calvo estará presente e é uma referência na disciplina de Ultra distância.

Confirmando-se que o Luís Duarte não estará presente, fica de lado um atleta com grandes possibilidades de vitória até porque conhece na perfeição este percurso!

Ana Rocha e Sofia Roquete vão também debater-se por um lugar na Selecção Nacional, mas certamente não se podem esquecer da Amelia Costa.

Para os 50km do TSL, David Quelhas e Ricardo Moreira são sem dúvida dois grandes atletas candidatos à vitória. No entanto, Paulo Serra pode ser a surpresa da prova pois conhece muito bem a zona onde decorre o TSL. Tiago Teixeira tem feito uma época muito regular contando com importantes resultados, mas existem ainda outros nomes que podem também fazer a diferença: Paulo Cesar do Gondomar Futsal Clube e Pedro Marques (Paredes Aventura).

Nas mulheres, regressamos a um duelo já conhecido entre a Ester Alves, que terá entrada garantida para a Selecção por já fazer parte desta mesma, e Lucinda Suosa, atleta da Salomon, que já deixou claro que está sempre pronta para vencer.

No Trail de Xisto, e depois da fantástica vitória do Grande Trail Serra D’Arga, Romeu Gouveia é sem dúvida um dos sérios candidatos. Mas, temos ainda André Guedes da Dr. Merino/Nutrifit (que fez 3º no GTSA), Albino Magalhães, que já venceu esta prova em outras distâncias, e Fábio Fontoura. Nas mulheres, Paula Lage é favorita, mas não nos podemos esquecer da Barbara Fernandes.

Como sempre, a modalidade de Trail Running proporciona-nos grandes surpresas e é certo que há nomes que não constam aqui que vão aparecer no pódio!

Este é mais um fim-de-semana em que o desporto e competição em comunhão com a natureza vão estar ao rubro.

O nosso agradecimento especial ao José e Eduardo pela amabilidade.

Agradecemos também a muitos dos atletas que confiaram nos nossos produtos e nos encomendaram Barras Olimpo para este desafio!

Barras Olimpo
Evolução Natural