Aproximamo-nos a passos largos para o final da época de Trail e Ultra Trail Running. Isto, se entendermos como final da época, o fim do calendário da Associação de Trail Running de Portugal!

Esta fase do ano torna-se sempre muito interessante porque os atletas e os clubes apostam tudo nestas últimas provas. E mesmo que não seja na última prova, há casos em que uma só prova pode fazer a diferença, como é o caso do Grande Trail Serra D’Arga que atrai sempre grandes multidões, onde se criam muitas expectativas e, em muitos casos, se joga o tudo por tudo.

Por muito que o Trail Running seja um desporto em que na maioria dos casos conseguimos ser surpreendidos, há sempre uma data de atletas considerados “favoritos” nos quais se depositam muitas expectativas.

Este ano, a prova organizada pelo mais internacional dos Trail Runners, o nosso Carlos Sá, promete proporcionar grandes emoções até ao último momento.

A prova rainha, os 50km, promete grandes momentos. Por um lado, temos os atletas da Viana Trail que, para além de jogarem em casa, têm vindo a fazer uma época verdadeiramente fantástica. Veja-se o caso do Ricardo Silva com vitórias tão significativas como os Abutres e os 100km de S. Mamede e que pode tornar-se já este domingo campeão de Ultra Trail. Ou o Jèrôme Rodrigues que tem vindo a crescer de uma forma estrondosa, mostrando que uma sólida carreira se pode construir com calma e solidez. Ou ainda Rui Seixo que, no ano passado, fez segundo nesta mesma prova. E não nos podemos esquecer do Gabriel Meira, atleta que pode sempre surpreender.

Por outro lado, temos o bi-campeão André Rodrigues que parece dar-se muito bem nesta prova e, embora esta não tenha sido uma das suas melhores épocas, consegue, por vezes, feitos surpreendentes.

De referir também o Nuno Silva, que é um atleta fortíssimo e um dos sérios candidatos á vitória.

Não nos podemos esquecer do Hélder Ferreira, que vem de Tomar para tornar os 50km da Arga ainda mais emocionantes e do Bruno Sousa da ParedesAventura, que este ano tem feito uma época muito interessante.

Por último, mas não menos importante, está o nosso atleta Albino Magalhães (Lobo)que, embora um pouco afastado do circuito de provas, vai estar presente e é, sem dúvida, uma referência da modalidade!

Há ainda outros nomes muito fortes como Rui Pacheco (OFFtel Runners), Délio Ferreira (Juventude Vidigalense), assim como a equipa que viaja desde de Cabo Verde e que serão, certamente, a grande surpresa na linha da partida e, quem sabe, da chegada.

Do sexo forte temos a Ester Alves que já venceu esta prova, a Lucinda Sousa conhecida pela sua garra e por não se entregar de forma fácil e Ana Gonçalves, recuperada e pronta para dar luta.

Se nos 50km parece uma chuva de estrelas, nos 33km a coisa não fica nada a perder: Amândio Antunes, que venceu no ano passado esta prova, regressa depois de uma época estável; João Nunes, da Gaia Trail, que em 2014 fez segundo a par com o Diogo Fernandes e que, embora este ano tenha decidido dar uma perninha pelas mais variadas distâncias, já demonstrou que é um atleta muito completo. Temos ainda o Tiago Teixeira que já ganhou o seu lugar de destaque no panorama de trail nacional; Vitor Fernandes; Pedro Rocha (Gondomar Futsal Clube); o jovem Romeu Goveia, que demostra estar numa forma invejável; e o André Guedes, que tem vindo a construir um currículo muito sólido, que com o Bruno Pinto formam uma grande dupla de ataque da Dr. Merino Clínica Médica.

Nas senhoras podemos sempre contar com uma grande prova por parte da Casimira Moura, vencedora desta prova em 2014, sendo que Carla Cristina, do Clube da Natureza de Alvito, também regressa à Arga.

Por equipas, sem dúvida que a Viana Trail é das mais fortes candidatas à vitória no que á Ultra diz respeito.

Estes são alguns nomes, há muitos outros tão nobres quanto estes que merecem figurar nesta lista e que vão fazer toda a diferença na prova do próximo domingo.

O nosso agradecimento especial ao Diogo Fernandes e Carlos Natividade, que conhecem muito bem alguns destes atletas, e se prontificaram a delinear esta fantástica lista que tanto enaltece a disciplina de Trail Running em Portugal

A todos os atletas em prova, votos de muita sorte, e que ganhe o mais rápido/a!

mais informações sobre esta prova no site ou facebook da prova. Para consultar a lista dos inscritos, página La2Go >>